Espaço Ubunto

Espaço Ubunto

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Momento de superar diferenças e divergências e construir alternativas.


O ano de 2015 se inicia com ares de mudança na forma de fazer política em nossa Eldorado do Sul. Uma proposta antiga e muito combatida devido ao personalismo e totalitarismo de setores que se acham donos da cidade sempre impediram que formadores de opinião se encontrassem para encontrar soluções para os diversos problemas de nossa cidade.

Uns por hábito chamar de “Oposição”, o que tenho o maior respeito, mas para mim não é oposição buscar soluções e orientar o que está sendo conduzido erroneamente na administração da cidade, mas sim exercitar cidadania e zelar por aquilo que é de comum a todos.

Quando propomos a alguns moradores de nossa cidade, constituir uma agenda política permanente de diálogos, que tenha como objetivo pensar Eldorado do Sul, e pensar no sentido mais amplo da palavra, indiferente de quem esteja na administração da cidade, sentimos que havia uma resistência foi muito grande entre aqueles agentes que estavam nos espaços de decisão da administração.

Podemos dizer que a resistência naquele momento tinha por objetivo manter a cidade sobre o formato colonial e ditatorial, onde só pudesse predominar o pensamento de alguns e a negação da grande parte pensante da comunidade.

Com certeza os seguidores dessa cultura de dominação e de exclusão, não conseguiram entender como pensadores e formadores de opinião, de personalidades tão diferentes, podem reunir-se numa mesma roda de conversa e avaliar o passado, tão defendido por uns e ao mesmo tempo tão criticado por outros, e juntos pensar o futuro, para que traga dignidade, respeito e harmonia para todos os moradores de nossa cidade, respeitando suas características e diversidades.

De toda forma, esperamos que a comunidade pensante e formadora de opinião, se some nesse processo de conversar e trocar informações, na busca de soluções que venham melhorar as condições de vida em nossa cidade.
Precisamos encontrar soluções e deixar de ficar apenas na crítica vazia, jogando todos os agentes políticos de nossa cidade, estado e país no mesmo ralo comum, até mesmo porque não somos todos iguais e temos gente e agentes confiáveis e respeitados em todas as profissões.

Por tanto só temos a saldar e parabenizar a coragem e o discernimento político democrático e avançado daqueles que em pleno o ano de 2015, quando vamos comemorar 27 anos de emancipação de Eldorado do Sul tomam a frente de um processo desses. Pois dialogar em busca do crescimento coletivo deve ser o carro chefe de uma democracia participativa e de um efetivo e real controle social.

Esperamos que nesses encontros se possa conversar sobre soluções para: saúde; educação; meio ambiente; segurança pública; transporte; acessibilidade; cultura; lazer; geração de trabalho e renda; formação profissional; habitação; e tantos outros temas de interesse coletivo da cidade.

Precisamos olhar a cidade como um todo e não apenas os espaços e serviços de interesse pessoal.

José Antonio dos Santos da Silva
Militante Social


Nenhum comentário: