Espaço Ubunto

Espaço Ubunto

quinta-feira, 2 de março de 2017

Engana-se quem pensa ou diz que, ao cobrarmos transparência nos atos dos governantes e dos legisladores, estamos querendo gerar o caos social.
Quando elegemos um Prefeito ou um Vereador, esperamos que eles se tornem legisladores e administradores de uma cidade, não de um Bairro ou de um pequeno grupo que lhes apoiaram, até porque, se o eleito fizer um bom trabalho a tendência e ampliar o seu numero de apoiadores.
Em 2016, num universo de 25.742 eleitores aptos a eleger e ser eleitos, tivemos 06 candidatos a Prefeito e 118 candidatos a vereadores, em nossa Eldorado do Sul, por tanto, um foi eleito Prefeito, com 48,03% (9.074 votos) e 09 foram eleitos vereadores com 32,69% (6.437 votos) dos votos validos na cidade.
Diante do exposto, mais de 50% do eleitorado, sem incluir os 17,04% (4.387) que se abstiveram e os 9% (2.461) brancos e nulos, uma media de 26,60% de eleitores que não votarem nem nos candidatos a Prefeito e nem nos candidatos a vereador.
Bem, quando 1/3 do eleitorado deixa de confiar nos candidatos a parlamentar em sua cidade, isso deveria ser sinal de preocupação, tanto para os eleitos, quanto para os que não se elegeram, até com uma pequena margem de votos, pois é sinal que é preciso uma maior presença política dos potenciais candidatos na vida política da cidade.
Mas isso é sinal da forma que a cidade e administrada, pois, por parte dos eleitos e preciso evitar que mais pessoas participem da vida pública, e para isso se utilizam do artifício de não dar transparência aos atos do Executivo e do Legislativo e transformando o assistencialismo a política de controle da sociedade.
Quando um cidadão procura cobrar transparência dos atos das administrações ele é transformado em inimigo número um da cidade, até porque, quem cobra os seus direitos e os direitos dos outros e chamado de chato.
Mas você cidadão e cidadã de bem não deve se abater por isso, pois se somos contra a corrupção, não podemos deixar o Executivo e o Legislativo se transformar num cabide de emprego, onde a folha de pagamento supera em mais de 55% o que é recolhido de impostos na cidade e com isso não se tendo investimento em saneamento básico, educação, cultura, lazer, limpeza pública, urbanização e etc.
Cobre os seus direitos e antes de fazer comentários dizendo que quem cobra transparência e chato, veja o que com seu silencio ou apoio e desviado com a corrupção.

Nenhum comentário: