Espaço Ubunto

Espaço Ubunto

sábado, 17 de maio de 2008

Agenda Social Quilombola será lançada este mês em oito Estados

Agenda Social Quilombola será lançada este mês em oito estados
15/05/2008 - 11:48
Em novembro do ano passado a SEPPIR, a partir de uma ação articulada do Governo Federal, apresentou um plano de consolidação e ampliação do Programa Brasil Quilombola. A síntese desse plano é a Agenda Social Quilombola, que tem a previsão de mais de R$ 2 bilhões de reais até 2011. Inicialmente terão prioridade os estados da Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, São Paulo e Rio Grande do Sul por concentrarem o maior número de comunidades no país. O lançamento da agenda nestes estados acontece ainda este mês.
A SEPPIR – em articulação com a Casa Civil, Ministério da Educação, Fundação Nacional de Saúde, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome FUNASA, MDA, MDS – já iniciou o processo de execução orçamentário atreves de celebração de convênios com municípios dos estados prioritários. “Até o dia 10 de junho faremos reuniões regionais, aproveitando a articulação e estruturação do Programa Territórios da Cidadania para reunir gestores municipais e comunidades quilombolas com o objetivo de instituir os comitês estaduais do PBQ, sensibilizar e instruir gestores sobre o acesso aos recursos previstos na agenda, bem como a construção dos projetos e a garantia do controle social”, afirma o subsecretário de Políticas para Comunidades Tradicionais (Subcom/ SEPPIR), Alexandro Reis.
Além dessa articulação, a SEPPIR já firmou parceria com o Ministério da Integração Nacional a fim de realizar obras de recuperação e proteção ambiental que beneficiarão mais de 50 comunidades que vivem nas margens do Rio São Francisco. Essa parceria envolve mais de dez milhões de reais até 2010. “Vamos iniciar o projeto de alfabetização quilombola que atenderá mais de 13.000 jovens e adultos a partir de ações articuladas que envolvem o MEC, Petrobras e a Eletronorte. Também começaremos a construção dos Centros de Referências das Comunidades Quilombolas, iniciativa que envolverá mais de oito milhões de reais e beneficiará mais de 150 famílias que terão um espaço definitivo de lazer e de desenvolvimento das manifestações culturais da comunidade”, argumenta Alexandro Reis.
O que é a Agenda – O esforço para combater o racismo e a discriminação racial mobiliza vários setores governamentais e da sociedade civil. Com a convicção de que esta política inovadora precisa ser ampliada, o Governo Federal – sob a coordenação da SEPPIR e da Casa Civil – criou a Agenda Social Quilombola para melhorar as condições de vida e garantir o acesso aos direitos da cidadania a homens, mulheres, crianças e adultos quilombolas.
As chamadas comunidades remanescentes de quilombos existem em praticamente todos os estados brasileiros. A Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura, reconhece a existência de mais de 1.200 dessas comunidades. De acordo com outras fontes, no entanto, o número total de comunidades remanescentes de quilombos pode ultrapassar três mil.
A garantia do acesso à terra, relacionada à identidade étnica como condição essencial para a preservação dessas comunidades, tornou-se uma forma de compensar a injustiça histórica cometida contra a população negra no Brasil, aliando dignidade social à preservação do patrimônio cultural brasileiro – tanto seus bens materiais quanto imateriais. Portanto, alterar as condições de vida nas comunidades remanescentes de quilombos por meio da regularização da posse da terra, estimular o desenvolvimento e apoiar suas associações representativas são objetivos estratégicos que visam ao desenvolvimento sustentável, com garantia de que os seus direitos sejam elaborados e também implementados.
As metas e os recursos dessa iniciativa envolvem 14 órgãos federais e estão baseadas num conjunto de projetos e ações voltados a 1.739 comunidades quilombolas – localizadas em 22 estados e 330 municípios.
Confira o calendário de lançamento da Agenda Social Quilombola:
20 e 21/05/08 MINAS GERAIS
20 e 21/05/08 SÃO PAULO
23 e 24/05/08 PERNAMBUCO
23 e 24/05/08 PIAUÍ
27 e 28/05/08 BAHIA
27 e 28/05/08 RIO GRANDE DO SUL
27 e 28/05/08 MARANHÃO
30/05/08 PARÁ
Assessoria de Comunicação Social da SEPPIR/ PR

Nenhum comentário: