Espaço Ubunto

Espaço Ubunto

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O PRÉ-SAL É NOSSO

A descoberta, pela PETROBRAS, da gigantesca província de Petróleo em camada de Pré-Sal desperta a cobiça internacional, pois os países industrializados têm pouca disponibilidade dessa energia e as grandes Companhias petrolíferas detêm apenas 3% das cada vez mais escassas reservas mundiais, ao passo que se o Brasil mantiver o seu controle, sua extração se constituirá num grande desafio tecnológico, e essa riqueza viabilizará o desenvolvimento econômico e social de nosso país pelas próximas décadas, garantindo sua soberania e independência.
Com essa frase, em memorável evento “É o Pré-Sal e nosso?” liderado pela OAB-RS, AJURIS e Assembléia Legislativa, iniciamos a Campanha Gaúcha de Defesa dessa magnífica riqueza do Pré-Sal para que permaneça integralmente de PROPRIEDADE do povo brasileiro.
A cada evento realizado cresce a quantidade de Entidades interessadas numa discussão aberta sobre que país queremos, nessa que pode ser a última chance de redenção e de colocar o nosso país no lugar que todas suas potencialidades e seu povo merece, culminando com a implantação do Comitê Gaúcho de Defesa do Pré-Sal.
Estamos em via de iniciar o debate no Legislativo Federal para redefinição de um dos paradigmas mais importantes nas nossas relações sociais e econômicas, internas e externas, de passarmos de país importador de petróleo para PAÍS EXPORTADOR. Isso alterará profundamente a lógica de disponibilidade e alocação dos recursos que sempre foram escassos, para uma época de fartura se eles ficarem de PROPRIEDADE da Nação Brasileira e forem alocados para o beneficio sustentado de seu povo.
Assim, vimos lhe apresentar o foco para as futuras mobilizações e eventos, solicitando a adesão formal de sua Entidade para que possamos usá-las em nome de Todos Nós.
o Restabelecer a propriedade de Todo o petróleo brasileiro pela Nação Brasileira, com retomada do Monopólio Constitucional;
o Extração exclusivamente pela PETROBRAS, inclusive com recompra de parte de suas ações, ou modelo alternativo que garanta propriedade pela União;
o Revisão da política de distribuição de “royalties” decorrentes da extração do petróleo de modo a beneficiar equanimente toda a população brasileira;
o Constituir um Fundo Social destinado a construir o país que queremos para nós e nossos descendentes, direcionando recursos para:
a) Educacao, com acesso garantido a todas as futuras gerações, priorizando ensino de qualidade;
b) Saúde Pública, garantida através do fortalecimento do Sistema Público, com melhores condições de atendimento;
c) Garantia alimentar, a todos os brasileiros carentes, ou com renda inferior a um salário mínimo, investindo concomitantemente na sua capacitação pessoal;
d) Investimento em pesquisa e inovação tecnológica, através de uma rede de Centros de Pesquisa, para o aproveitamento das potencialidades e vocações do país;
e) Infra-Estrutura, através do equipamento dos gargalos que impedem o crescimento e competitividade do Brasil;
f) Recuperar e investir no processo ambiental brasileiro, corrigindo a degradação existente e garantindo a sustentabilidade da Qualidade de Vida dos brasileiros.
Outrossim, aproveitamos para informar que o Comitê Gaúcho de Defesa do Pré-Sal, de qual nossa Entidade faz parte, estará realizando no próximo dia 24 de agosto corrente, uma atividade na Esquina Democrática em Porto Alegre/RS, que culminará com uma caminhada até o local onde deverá ser recolocada a Torre de Petróleo, símbolo do Petróleo e nosso na Praça da Alfândega. A atividade se iniciará às 09 horas da manhã.
No dia 01 de setembro, às 19 horas, no Salão de Atos I, da Reitoria da UFRGS, acontecerá uma “Aula Pública e Ato de Defesa do Pré-Sal”.
Contamos com a presença de sua Entidade e seus associados, e todas as demais pessoas que conseguires mobilizar, para garantir a maior representatividade possível em nosso Movimento Coletivo.
À hora é agora. Ou nos mobilizamos com força para mudar o Marco Legal vigente e aprendemos a aplicar adequadamente a fartura de recursos que a Mãe Natureza nos propiciou ou nossas futuras gerações não poderão usufruir a QUALIDADE DE VIDA que sempre sonhamos.
Temos certeza que a esfera federal espera e precisa de nossa força e apoio para terem condições de promover as mudanças necessárias numa área tão turbulenta e cheia de pressões, quanto à área do PETRÓLEO.
Lembre-se:
O Petróleo do Pré-Sal tem que ser nosso.

Nenhum comentário: