Espaço Ubunto

Espaço Ubunto

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

NOTA DE REPÚDIO

NOTA DE REPÚDIO

A Comissão de Advogados pela Afro Descendência – CAAD, na pessoa de sua presidenta Drª Vania Machado e membros, vem manifestar seu REPÚDIO AO ATO DE BARBÁRIE E VIOLENCIA motivados pelo racismo e preconceito, sofridos pelo cidadão o Sr. JANUARIO ALVES DE SANTANA, por parte de funcionários - Segurança do Supermercado CARREFOUR em Osasco – SP.

Não bastasse a luta diária por direitos sonegados, não bastasse o esforço titânico pela mantença de identidade e cultura, não bastasse a perseguição e demonização de nossos costumes e ritos, não bastasse a cristalização das desigualdades sociais semeadas no período da escravidão, a população negra ainda precisa conviver com o medo de ter a qualquer momento e sob qualquer desculpa, o aviltamento físico.
É cruel perceber que nossa sociedade não só nega igualdade de acesso e condições para a população negra poder ascender, mas também pune com agressão e tortura os que se negam a permanecer no poço dos excluídos.
O negro que tenta uma melhor condição por mérito de seu esforço pessoal arrisca sua vida e dos seus, pois há aqueles dispostos ao cismo da barbárie e ignorância em nome do racismo e do preconceito.
No mesmo diapasão, inadmissível que uma rede de supermercados gigantesca como a do Carrefour não conte como uma política negritada de diversidade, preparando seus funcionários e colaboradores para lidar com o pluralismo de um país como o Brasil.
Também inadmissível que o caso de agressão covarde e sem propósito, motivado unicamente por racismo, seja tratado como mero incidente e termine tão somente na esfera cível, sem as devidas culminações penais que são imprescritíveis e inafiançáveis.
Nos assusta e indigna que até o momento tenhamos o “afastamento” dos envolvidos sem nenhuma manifestação no sentido de decretar a prisão preventiva dos envolvidos, que, ao invés de acenarem com a segurança patrimonial e pública, acenderam o alerta do terror e da intolerância ainda presentes em nosso meio.


Drª Vania Machado.
Comissão de Advogados pela Afro Descendência – CAAD
38ª Subsecção da OAB/SP – Santo André

Nenhum comentário: