Espaço Ubunto

Espaço Ubunto

quarta-feira, 30 de março de 2011


CNPJ n° 04.572671/0001-88 - Inscrição Municipal n° 202922-28   -   Registro SJDS n° 312073

Porto Alegre, 28 de março de 2010.
Senhor Presidente.
Ao cumprimentar Vossa Excelência, a UNEGRO – União de Negros pela Igualdade no RS vem por meio deste, após contato com o Sr. Carlos Alberto Junior, ouvidor da SEPPIR – Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Gabinete da Presidência da Republica, propor a realização por esta Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do RS a realização de Audiência Publica para tratar dos seguintes temas, que envolvem violência de Policiais Militares no nosso Estado contra jovens negros:
1.    O assassinato no dia 11 de março do corrente ano, do jovem Tairone da Silva, de 17 anos, pelo Policial Militar Alexandre Camargo Abe, de 29 anos; e
2.    As agressões sofridas pelo Estudante do Curso de História da UNIPAMPA de Jaguarão, Helder Santos e seus colegas, abordados pelo Soldado Osni e Sargento Ávila.
Importante convocar para esta Audiência:
1.    Ministério Público Federal;
2.    Ministerio Público Estadual;
3.    SEPPIR – Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial;
4.    Comando Geral da Brigada Militar;
5.    Comandos Regionais da Brigada Militar de Osório e Jaguarão;
6.    Secretaria de Estado da Justiça e dos Direitos Humanos;
7.    Secretaria de Segurança Pública;
8.    Comissões das Câmaras Municipais de Direitos Humanos dos Municípios de Osório e Jaguarão;
9.    Entidades ligadas aos Direito Humanos.
Prende-se nossa solicitação ao avanço da repressão violenta dos órgãos de segurança ou seus representantes em nosso Estado, a população negra e principalmente a sua juventude.
Não podemos aceitar que num Estado de direitos e no avanço das conquistas das políticas públicas de inclusão social e de maior oportunidade ao povo negro, a violência contra o nosso povo continue avançando.
Vários são os avanços que o movimento negro gaúcho e brasileiro tem alcançado nos últimos anos e em resposta a isto, temos cada vez mais repressão dos setores conservares e racistas de nosso Estado.
Por tanto, acreditando que o parlamento gaúcho não legisle apenas para uma parte de sua população gaúcha, solicitamos a realização desta Audiência Pública o mais breve possível.
Certos de podermos contar com Vosso apoio, apresentamos protesto de apreço e estima.
Atenciosamente,
José Antonio dos Santos da Silva
Secretário Geral.
Ao Exmº Senhor Deputado.
MIKI BREIER
MD. Presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado do RS.
Nesta Capital.
Contato:
51.91792404
53.99491618
unegrors@gmail.com

Um comentário:

UEJA disse...

Caro José Antonio. Tenho acompanhado teu trabalho. Na segunda dia 21/03 acompanhei tua participação na Cam. Min. de Canoas, na data comemorativa ao Dia Int. contra a Discriminação Racial. Trabalho na Diversidade da Sec. de Educação de Canoas. Meu nome é Alexandre Rafael da Rosa e sou prof. de história e geografia, humana enfim. Soube da Marcha. Parece que haverá encontro em Jaguarão. Vou tentar obter apoio da Secretaria para comparecer. Preciso que me envie um folder ou material de divulgação. Meu end. eletrônico é profxandi3310@hotmail.com ou na Secretaria uejacanoas@gmail.com. Abraço