Espaço Ubunto

Espaço Ubunto

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

AS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA AO LONGO DE SUA TRAJETÓRIA NO BRASIL,TEM SIDO ALVO DE VELADAS PRÁTICAS DE INTOLERÂNCIA, PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO, PELOS OS QUE NÃO RECONHECEM SUA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA, E A IGNORÂNCIA DE CONHECIMENTOS DAS TRADIÇÕES AO SAGRADO DE SUAS CRENÇAS AOS SEUS DEUSES NEGROS. NO CANDOMBLÉ, CADA DIVINDADE É REPRESENTADA POR UMA ESSÊNCIA ASSOCIADA AS ENERGIAS DE ELEMENTOS DA NATUREZA.

A VANGUARDA NA LUTA EM DEFESA DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA, VEM INCESSANTEMENTE DESCONSTRUINDO EXERCÍCIOS DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, QUE EM SEU BOJO CARACTERIZAM A FALTA DE HABILIDADE COM AS DIFERENÇAS, E ASSIM CONSTROEM BARREIRAS QUE IMPEDEM AS RELAÇÕES FRATERNAIS DAS RELAÇÕES HUMANAS ENTRE DIFERENTES NA SUA FÉ OU CETICISMO, DESCREVENDO ASSIM O PRECONCEITO E A DISCRIMINAÇÃO, NÃO RESPEITANDO E NÃO RECONHECENDO A CRENÇA DE TERCEIROS.
NESTE CONTEXTO, A UNIÃO É IMPORTANTE, PARA QUE POSSAMOS SOBREVIVER COM NOSSA FÉ E RESISTÊNCIA. PRECISAMOS ESTAR UNIDOS E LUTAR PELA CONVIVÊNCIA PACÍFICA E TOLERANTE, ANTE AO PLURALISMO RELIGIOSO DE NOSSO PAÍS, AFASTANDO DESTA FORMA AS AMEAÇAS Á PAZ, QUE DIRECIONAM A MISÉRIA MATERIAL E MORAL DE TAIS PRÁTICAS QUE VIOLENTAM NOSSA LIBERDADE DE CULTO, AFINAL, O RESPEITO CABE EM TODO LUGAR, ATÉ NO ÓDIO. NOSSA RELIGIÃO OBJETIVA A INTEGRAÇÃO E EQUILÍBRIO ESPIRITUAL, E NÃO A SALVAÇÃO, NÓS PRATICANTES DE RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA, SOMOS JULGADOS PRECONCEBIDAMENTE POR UMA SOCIEDADE PARALELA QUE EMERGE COM UMA VISÃO CARICATA E POBRE DA REAL VERACIDADE LEGÍTIMA DE NOSSAS TRADIÇÕES, QUE DIVERGEM DAS IMPOSTAS PRÁTICAS CONVENCIONAIS CRISTÃS.

NOSSOS SÍMBOLOS RELIGIOSOS DE LUTA E NOSSAS ARMAS, SE DESCREVEM EM NOSSAS REZAS, INGOROSSIS, ADURÁS E ORIKIS, INVOCADOS À EXALTAÇÃO DE NOSSOS ORIXÁS, INKISSES E VODUNS, RELICÁRIO DE NOSSA ANCESTRALIDADE. PARA NÓS, NÃO EXISTE PARAÍSO E INFERNO, MUITO MENOS DEMÔNIOS, NÃO VIVEMOS EM OPOSIÇÃO AO DEUS DE NINGUÉM. NOSSOS DEUSES SÃO VISÍVEIS, PODEMOS TOCÁ-LOS E SENTI-LOS, COTIDIANAMENTE, PORQUE ESTÃO PRESENTES EM TUDO QUE TEM VIDA, NO AR, NA TERRA, NO FOGO E NA ÁGUA, ELEMENTOS ESSENCIAIS E IMPRESCINDÍVEIS NA SOBREVIVÊNCIA DE TODOS OS SERES.
NOSSA IDENTIDADE É DIRETAMENTE COMPROMETIDA COM A AFIRMAÇÃO DE TER-MOS ORGULHO DO LEGADO DEIXADO POR NOSSOS PAIS E MÃES ANCESTRAIS, QUE SE FORTALECEM EM NOSSOS ESPAÇOS RELIGIOSOS, EM NOSSOS TOQUES RITUAIS, NA HISTÓRIA QUE NOS É NEGADA, POR SER-MOS PARTE DE UMA NAÇÃO VIOLADA EM SUA LIBERDADE, NITIDAMENTE EXPRESSA NA ORIGEM DE NOSSA DESCENDÊNCIA, O QUE NOS MOTIVA A CONTINUAR SEMPRE E SEMPRE, AQUI OU QUANDO PASSAR-MOS PARA O OUTRO LADO DA VIDA. SOMOS AGUERRIDOS E ABNEGADOS, COM NOSSAS DIFICULDADES, CONFLITOS E CARÊNCIAS, "QUE SÓ QUEM TEM SANTO É QUE ENTENDE".

O TEMPO PASSA E NÓS INSISTIMOS EM FICAR.

NÓS, OS AFRORRELIGIOSOS!

KÁTIA HADAD- MAMETU KAIANILEJI SACERDOTIZA DE CANDOMBLÉ ANGOLA, JUDAÍCO-AFRO-DESCENDENTE, MULHER, MÃE, MILITANTE DO MOVIMENTO AFRORRELIGOSO DO MEU PAÍS ATUANTE EM MEU ESTADO DE ORIGEM O PARÁ,NENHUMA MELANINA, O QUE SOCIALMENTE ME DEFINE DE COR BRANCA, PISCIANA, CONVICÇÕES, SONHOS, E MINHA FÉ QUE NADA E NINGUÉM ABALA.

Nenhum comentário: