Espaço Ubunto

Espaço Ubunto

quinta-feira, 18 de agosto de 2011


No Brasil como na Inglaterra, todo suspeito é igual perante a lei. Afinal são todos pretos, né?

mamapress | agosto 18, 2011 at 4:17 pm | Categories: endocolonialismo, Negro também tem memória,Neocolonialismo, Radio | URL: http://wp.me/p4f0r-XK
É a minha reflexão do dia nesta ensolarada manhã na Europa.

 
adolescentes assassinados em 1981 em New Cross
Do Panamá nos 7o à New York de hoje, os consultores das polícias são sempre os mesmos. A mesma filosofia é aplicada em todos os lugares. O povo é sempre olhado como inimigo
Não conheço o Darcus Howe pessoalmente, mas já o conhecia da história da luta negra pelos direitos civis no mundo desde 1981, quando na data  conhecida como  "Dia da Ação Negra", aconteceu em Londres a maior manifestação da população caribenha que se teve notícia na capital do "império" britânico. 25 mil pessoas negras foram às ruas  foram às ruas, depois que possíveis elementos de extrema-direita, explodiram um local, em que adolescentes negros festejavam um aniversário,  matando 14 delas.
Na época tentaram incriminar Darcus, pois um jornal "The Evening Standard"publicou a foto de um policial ensanguentado, com um comentário retirado de uma entrevista dada por Darcus Howe em outro contexto, quando ele afirmava em meio à manifestação com tanta gente, "que aquele era o dia mais feliz de sua vida".
As famílias das vítimas que perderam seus filhos queimados no atentado, esperam até hoje os resultados da investigação. Estão no limbo em um processo que não foi encerrado até hoje 30 anos depois, como é a manchete do mesmo jornal publicada em janeiro de 2011.
Em recente entrevista dada para Viceland na UOl, Darcus Howe que ganhou notoriedade com a recente entrevista dada à BBC de Londres espalhada no YOUTUBE, cita Franz Fanon e W.B Dubois. ao ser perguntado sobre o que ele apresentaria para resolver o problema:
"Não me acho superior ao ponto de dizer como eu quero que as coisas mudem, ou o que quero. O Frantz Fanon diz que em certo momento as pessoas mudam quando se desenvolvem, mudam aquela energia para o verdadeiro inimigo e é isso que você está vendo em todo lugar. Foi uma luta da escravidão e da antiga vida colonial. A W.E.B. Dubois estava vendo todos os setores da sociedade; negros, brancos e a classe operária. Ele disse que vamos entrar em sociedade na base da absoluta igualdade com qualquer branco, ou não vamos entrar em nada. Essa é a última grande guerra do ocidente."
Entrevista completa no Vice Magazine: DARCUS HOWE, O PANTERA NEGRA BRITÂNICO – Vice BR
 
 
Adicionar um comentário para este artigo

WordPressWordPress.com | Thanks for flying with WordPress!
Manage Subscriptions | Cancelar subscrição | Reach out to your own subscribers with WordPress.com.
Trouble clicking? Copy and paste this URL into your browser: http://subscribe.wordpress.com



-- 
Marcos Romão 
Soziologe&Freier Journalist (DJU-Hamburg) 
Membro do Conselho de Cidadãos Brasileiros de Hamburgo 
Interkulturelles Kommunikationszentrum Quilombo Brasil 
Tel:++49 0402209621 
Handy/Celular  01578 7925096 

www.mamaterra.org 
www.concidadam.wordpress.com 
www.facebook.com/romao45 
www.youtube.com/romao45 
www.twitter.com/marcosromao 

Nenhum comentário: