Espaço Ubunto

Espaço Ubunto

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Concurso sobre Luiza Mahin inscreve até 30 de novembro

Continuam abertas até 30 de novembro as inscrições para o Concurso de Redação Camélia da Liberdade 2011, que, desde junho, vem recebendo centenas de cadastros de escolas do Rio de Janeiro e de São Paulo. O interesse em desenvolver o tema “Luiza Mahin: uma rainha africana no Brasil” é grande, assim como a expectativa de conquistar os prêmios oferecidos pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), que está à frente dessa iniciativa. Para se candidatar, basta preencher a formulário através do site www.portalceap.org.br

Ao trabalhar em cima da história da heroína das revoltas dos Malês e Sabinada, os alunos, professores e as instituições estão concorrendo a computadores, tablets e até um laboratório inteiro de informática. Com a chegada de 20 de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, a instituição espera alcançar um número recorde de educadores participantes. A intenção é fazer da data comemorativa uma nova oportunidade para inscrições.

Instituição pioneira pela implementação da Lei 10.639/03 (que obriga o ensino das histórias da África e da cultura afrobrasileira nas escolas), o CEAP atua a fim de evidenciar a participação do negro na formação do país. “O objetivo é dar visibilidade à história e a expressões culturais do negro no processo de formação da sociedade brasileira”, diz o secretário executivo Luiz Carlos Semog.

Nenhum comentário: