Espaço Ubunto

Espaço Ubunto

domingo, 30 de outubro de 2011

José de Abreu, o guru da esquerda no Twitter

O ATOR GLOBAL JOSÉ DE ABREU FOI CONTEMPORÂNEO DE JOSÉ DIRCEU NA FACULDADE DE DIREITO, PRESO EM IBIÚNA NO CONGRESSO DA UNE E ATÉ CHAMADO DE “MENSALEIRO DAS ARTES” POR DIOGO MAINARDI; HOJE, ELE É UM PÓLO MAGNÉTICO DA ESQUERDA NA REDE
30 de Outubro de 2011 às 09:41

247 – “Viu isso @jose_de_abreu?” “Viu aquilo?”... Todos os dias, o Twitter do ator global José de Abreu é bombardeado com centenas de mensagens de todos os cantos do Brasil sobre o que se passa na mídia e na política brasileira. Ator claramente identificado com a esquerda, ele se transformou num pólo magnético de atração para todos aqueles que, em geral, gostam de Lula, do PT e detestam o que chamam de PIG – o partido da imprensa golpista. Tuiteiro ativo, que parece funcionar 24/7, 24 horas por dia, sete dias por semana, José de Abreu é hoje, certamente, uma das personalidades mais influentes e mais retuitadas da internet brasileira. Qual o segredo? “Tempo livre”, brinca o ator, de 65 anos, que está confirmado na próxima novela das oito, na Globo, onde interpretará um personagem que vive catando restos num lixão. “A profissão me permite”.

José de Abreu ganhou relevância na vida política brasileira na crise do Mensalão, quando houve um racha na classe artística brasileira. Muitos que antes demonstravam identificação com o PT se esconderam. E José de Abreu decidiu se expor ainda mais, indo até ao Congresso para defender o partido. Amigo pessoal de José Dirceu, de quem foi colega de classe na Faculdade de Direito da PUC, em São Paulo, ele também foi preso no Congresso da UNE, em Ibiúna. Mas nunca havia feito questão de exibir uma face política. “Na crise de 2005, tudo mudou”, disse ele ao 247. “Percebi que estava ganhando corpo um movimento golpista como o de 1964”.
A identificação com o PT trouxe algumas dores de cabeça ao ator. Na revista Veja, Diogo Mainardi dedicou a ele uma coluna chamada “O mensaleiro das artes”. Isso porque José de Abreu havia captado recursos para uma peça com recursos da Lei Rouanet. “Produzi duas peças com a Lei Rouanet: uma no governo Lula, uma no governo FHC”, diz o ator, que tem contrato fixo com a Globo. “E as leis de estímulo à produção existem para ser usadas”. Recentemente, Reinaldo Azevedo também o atacou, justamente em função da militância ativa na internet, onde os dois são antípodas. Um magnetiza o ódio a Lula e ao lulismo; o outro atua como imã para a esquerda.

Momentos galvanizantes

E é jusamente em momentos galvanizantes do debate político, como uma eleição ou um fato como a doença de Lula, que o Twitter de José de Abreu realmente bomba. Todos querem um comentário, uma frase, uma resposta a um ataque que parte das hostes do PIG ou da direita. E José de Abreu atua como um general que dá as ordens à tropa.
Hoje, ele enxerga a batalha ganha e antevê vinte anos de poder – pelo menos – para o projeto político que hoje governa o Brasil. Nas horas vagas, o que faz José de Abreu, além de tuitar? Joga Angry Birds. “Já matei todos”, diz ele. “Quero uma nova versão”.

Sejam os adversários pássaros inofensivos ou tucanos empedernidos, @jose_de_abreu é a trincheira.
http://www.brasil247.com.br/pt/247/cultura/21243/Jos%C3%A9-de-Abreu-o-guru-da-esquerda-no-Twitter.htm

Nenhum comentário: