Espaço Ubunto

Espaço Ubunto

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Professores lançam livro sobre Literatura Africana no Piauí

O livro será lançado pelos professores doutores Algemira de Macedo Mendes e Élio Ferreira, do Curso de Letras/Português da UESPI.


Os professores doutores Algemira de Macedo Mendes e Élio Ferreira, do Curso de Letras/Português, do Campus Poeta Torquato Neto, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) lançarão, no dia 14 de outubro, o livro “Literatura Afro descendente: memória e construção de identidades”. A obra reúne 16 trabalhos de escritores brasileiros, apresentados durante o Simpósio “Literatura Afro descendente: memória e construção de identidades”, promovido pela Universidade de São Paulo (USP), dentro do Congresso Brasileiro de Literatura Comparada (ABRALIC), do qual participaram os professores organizadores desse livro.

A obra consiste em investigar as relações e o diálogo da literatura afro descendente e representações da memória individual e coletiva do negro no processo de construção de identidades, a partir do entrecruzamento literário vigente na América Latina.

A obra destaca diversas temáticas da literatura afra: de contos, canções e lendas ao negro enquanto sujeito histórico e político de uma nova mentalidade, focalizando escritores brasileiros, norte-americanos e antilhanos: “os autores dão relevância à condição humana, à função étnico-racial e estética de textos que nos trazem à tona a memória e a identidade negra, em obras que deslocam preconceitos e estereótipos raciais elaborados em quatro séculos de hegemonia dos sistemas de colonização e discursos reducionistas. Eles, os autores, ao reportarem-se sobre o papel da memória e da construção das identidades afro descendentes, fazem uma abordagem crítica de poemas, contos e romances escritos por escritores da diáspora negra e africanos, bem como acerca de canções populares bem brasileiras como o samba”, afirma a professora Algemira de Macedo Mendes.

O lançamento da obra integra o II Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas – ÁFRICA BRASIL - que será realizado em Teresina – Piauí, de 15 a 18 de novembro de 2011, no Campus Poeta Torquato Neto. O evento reunirá pesquisadores do Brasil e de países africanos em torno do debate sobre a Literatura, a História e a Cultura de matriz africana, trazendo à tona o discurso pós-colonial dos povos da Diáspora. Mesas-redondas, conferências, minicursos, comunicações e simpósios temáticos serão as formas a partir das quais direcionaremos os debates propostos pela temática desse evento: memória e construções literárias.  A programação é formada por minicursos, mesas-redondas, conferências, comunicações, lançamento de livros e atividades culturais.

O lançamento ocorrerá a partir das 19h, na livraria Entrelivros, localizada na Avenida Dom Severino, Nº 1045, bairro Jockey Clube, zona Leste de Teresina.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário: