Espaço Ubunto

Espaço Ubunto

terça-feira, 3 de janeiro de 2012


Dia de Martin Luther King em 2012 será comemorado em 16 de janeiro

O Dia de Martin Luther King, conhecido como "Martin Luther King Day" nos Estados Unidos, é um feriado nacional em homenagem a Martin Luther King. Foi estabelecido em 1983, sendo celebrado na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário de King. É um dos três feriados nacionais dos Estados Unidos em comemoração a uma pessoa.
Martin Luther King , Jr. nasceu em Atlanta, no dia 15 de janeiro de 1929, foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo. Ele foi a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho".
Martin Luther King era odiado por muitos segregacionistas do sul, o que culminou em seu assassinato, aos 39 anos, no dia 4 de abril de 1968, momentos antes de uma marcha, num hotel da cidade de Memphis. James Earl Ray confessou o crime, mas, anos depois, repudiou sua confissão.
O feriado foi apresentado no Congresso pelo deputado John Conyers, de Michigan, apenas quatro dias após o assassinato de Luther King, em 4 de abril de 1968, no Tennessee. Mais tarde, naquele mesmo ano, a viúva Coretta Scott King iniciou o Centro Martin Luther King no porão da casa do casal, em Atlanta.
No ano passado uma pesquisa global feita pela AP-GfK revelou que 30% dos entrevistados diziam que iam fazer algo para comemorar o feriado de Luther King, acima dos 23% perguntados em 2006. Cerca de três em cada quatro entrevistados disse que Luther King é merecedor de um feriado nacional.
Hernani Francisco da Silva – Afrokut
Veja Também:
EU TENHO UM SONHO
Memorial de Martin Luther King erguido em Washington
Martin Luther King é homenageado nos Estados Unidos
Wilson Simonal canta Tributo a Martin Luther King

Nenhum comentário: