Espaço Ubunto

Espaço Ubunto

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

UMA OPINIÃO SOBRE O PROCESSO ELEITORAL 2012 EM ELDORADO DO SUL



Daqui a 08 meses e 14 dias, após as 17 horas do dia 07/10, saberemos quem serão os administradores do Poder Executivo e Legislativo de nosso Eldorado do Sul. Qual será o projeto que levará a confiança de nossos eleitores em nossa cidade.
Nos últimos 06 processos eleitorais, tivemos a alternância de nomes e manutenção de um projeto, na verdade o projeto de não ter projeto para o conjunto da cidade.
Muitos de nós, e não devemos nos omitir disto, apostamos na construção de um projeto que combatesse o nepotismo e toda a forma de enriquecimento que não condissesse com a realidade financeira do cargo ou espaço que se ocupa na política. Mas infelizmente fomos ludibriados.
Estamos há 04 meses e 07 dias, de definirmos os candidatos ao Executivo e ao Legislativo de nossas agremiações partidárias. Bem, se temos hoje em nosso município a presença de 17 agremiações partidárias, nomes a serem postos não será o problema dos partidos.
Durante o ano de 2011, tivemos um interessante debate em nossa cidade, debate este que não foi diferente dos demais processos eleitorais. Primeiro se debate os nomes das pessoas que querem ser candidatos a prefeito, na verdade não existe debate de candidaturas, existe sim pessoas que se colocam como candidatos e dizem não abrir mão de suas candidaturas, pois são os melhores nomes, mas debater um “projeto de desenvolvimento para cidade nada”, até porque, os que ditam as regras na cidade, são os mesmos desde sua fundação em 1988.
Vocês estão lembrados.
Mas depois sabemos o que acontece, todos voltam para o ninho do poder econômico da cidade e ficam juntinhos, abandonando o projeto de mudança. Isto precisamos mudar.
Já ouvimos pelo menos 15 nomes de pré-candidatos, de 05 agremiações diferentes entre as 17 que existem na cidade, que querem ocupar a cadeira do Executivo. Uns até dizem que são o novo para administrar a cidade, mas também assumem que podem ser vice dos dois partidos que administram a cidade, mas nada ainda definido.
Mas ainda existe uma oportunidade de novos nomes aparecerem neste processo, o que poderia criar uma situação muito interessante em nossa cidade.
Vamos a alguns dos fatos, mas deixo bem explícito que são análises políticas e não denuncias evasivas:
1.    Um dos partidos que administra o executivo municipal esta a dois mandatos;
2.    Existem denuncias de enriquecimento ilícito por membros do Executivo municipal;
3.    Existem denuncias de malversação das verbas publicas que envolvem os representantes dos dois partidos majoritários na administração;
4.    Existem denuncias de altíssimos gastos com diárias, no Executivo e no Legislativo municipal;
5.    Existem denuncias de uma falta de transparência na aplicação dos recursos públicos;
6.    Existem denuncias de falta de transparência nas licitações da cidade e de benéficos a determinados grupos de empresários na cidade;
7.    Etc........

Daí nossos questionamentos ao futuro da construção do projeto político da oposição em nossa cidade. Coligar com a atual administração apenas para ocupar espaços no poder ou mudar? Mas falamos de mudar mesmo.
Falamos de construir um projeto inclusivo a todos os cidadão e cidadãs desta cidade. Que tenha compromisso com: a educação, com a saúde, com a segurança, com a geração de emprego, com o meio ambiente, com a agricultura, com a cultura, com o esporte, com o lazer, com o turismo, com a habitação, com as obras, com o transporte, com a juventude, com os idosos, com os homens e mulheres e com a dignidade do povo.
Existe uma alternativa, e esta alternativa esta na oposição consciente a este governo que hoje está em nossa cidade.
Os partidos que se opõem a este sistema, devem parar de fazer o jogo dos mandantes de nossa cidade, e construírem juntos uma alternativa política e administrativa. Invés ficarmos discutindo as pesquisas e os nomes que os pseudos donos da cidade querem, temos de pensar e construir alternativas.
Lembro que na eleição passada, uma oposição vinha se formando para vencer o processo eleitoral, eram 06 partidos e 07 pré-candidatos. Na hora “h”, virou duas coligações, entre quatro partidos, e dois partidos correram para os braços de seus senhores, que já tinham suas vagas garantidas e só estavam atrapalhando os encaminhamentos dos outros. Alguma coisa de novo no processo deste ano? Vemos muita gente gritando que não abrem mão de ser candidato na oposição, mas com os partidos que estão no poder, aceitam ser vice e até mesmo compor o governo deles.
Por tanto ainda se tem tempo de mudar o jogo. É só os candidatos (partidos) sentarem a mesa de dialogo e colocarem suas propostas e conquistarem a confiança dos demais partidos que não farão o mesmo que estamos acostumados em nossa cidade - De propor e não cumprir.
Por tanto, o processo eleitoral que caminha silenciosamente pelas ruas da cidade, deve virar um fórum de debate entre os candidatos e a sociedade, não apenas entre os candidatos e seus apoiadores financeiros.
Partidos e candidatos, comprometidos com as mudanças em nossa cidade, não podem negociar cargos e secretarias, como se vem fazendo nas amarras para o processo eleitoral que se aproxima. Partidos e candidatos, comprometidos com as mudanças devem dialogar com a sociedade e a sociedade deve lhes dar um voto de confiança.
A oposição não deve deixar que o eleitor troque seu voto pela conta de água, de luz, pela promessa de emprego e pelo churrasquinho amigo.
A oposição precisa convencer que o eleitor dê o seu voto ao compromisso da verdadeira mudança.
Por um Eldorado melhor e com eleitores mais conscientes.

José Antonio dos Santos da Silva
Militante social.
Presidente da 1ª Consocial de Eldorado do Sul.

Nenhum comentário: