Espaço Ubunto

Espaço Ubunto

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013


A Cor da Cultura no FST 2013
A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, desenvolvido pelo Canal Futura em parceria com a Seppir – Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Fundação Palmares, Cidan – Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, MEC, TV Globo e patrocínio da Petrobras.
O projeto, que teve início em 2004, surgiu exatamente a partir da Lei 10.639/03, com o objetivo de oferecer aos educadores recursos pedagógicos adequados à faixa etária e ao contexto escolar. Tanto os materiais, quanto a metodologia promovem o conhecimento e reconhecimento de nossas raízes africanas e suas manifestações contemporâneas, a partir de perspectivas afirmativas de valorização da diversidade étnica que nos compõem. Busca unir-se também às iniciativas já existentes no tratamento da questão, tanto da Academia, quanto da sociedade civil organizada.
Na primeira fase, o projeto atendeu secretarias municipais nos seguintes estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Pará e Mato Grosso do Sul. Na segunda fase trabalhamos os estados de Pernambuco, Ceará, Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais e Amazonas, contemplando as redes municipais e estaduais. A meta nessa terceira etapa é contemplar as redes estaduais e municipais do Rio Grande do Sul, Pará, Maranhão, Espírito Santo e Goias.
Em 2013, o A Cor da Cultura volta ao Rio Grande do Sul e deverá envolver redes públicas de educação e movimentos sociais. Venha saber mais sobre o projeto no Fórum Social Temático, Espaço Mundo da Igualdade Racial.
Esperamos você!

Nenhum comentário: