Espaço Ubunto

Espaço Ubunto

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013



MUNDO DA IGUALDADE RACIAL – FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO DE POA/2013.
11/01/2013.
O GT do Mundo da Igualdade Racial, no Fórum Social Mundial Temático POA 2013: Democracia, Cidades e Desenvolvimento Sustentável, teve mais uma reunião de socialização de informações, no dia de ontem, 10/01, na Av. Siqueira Campos, nº 1300 – 14º andar. Foram atualizadas as informações da Grade Cultural que será apresentada durante todos os dias no Espaço do Mundo da Igualdade Racial, que ainda não esta sendo publicada por questões legais. Os companheiros do Sub-GT de Cultura, estão procurando atender a todos os pedidos feitos pelas mais diversas organizações culturais que apresentaram propostas para se apresentar no espaço do palco junto ao Largo Zumbi dos Palmares. Há diversidade cultural, esta sendo construída por estes companheiros, que em sua maioria são produtores culturais. O Sub-GT de Programação, apresentou as atualizações da Grade de atividade e também manifestaram sua preocupação com a retirada de algumas oficinas. Com relação às oficinas foi tomada a decisão de enviar aos responsáveis das atividades propostas um pedido de confirmação da realização de sua atividade. Esta confirmação deverá ser enviada para o e-mail: mnegrofsmtpoa@gmai.com , onde o responsável deve informar a confirmação da atividade, assim evitando o risco de divulgarmos atividades que não serão realizadas. Abaixo estamos divulgando a Grade atualizada durante a reunião de ontem ao fim da tarde. Todos os responsáveis receberam na manhã do dia de hoje, 11/01, um e-mail pedindo a confirmação do evento. Também foi discutido na reunião de ontem a possibilidade de ainda, antes do inicio do Fórum Social Mundial Temático POA 2013: Democracia, Cidades e Desenvolvimento Sustentável, a realização de um Seminário entre as organizações do movimento social negro, para dar inicio a elaboração do documento a ser entregue no fim do Fórum para constar no Relatório Final do Fórum.
Na tarde do dia de ontem, 10/01, representantes do GT do Mundo da Igualdade Racial, participaram no Memorial do RS da reunião convocada as pressas pela CMS/RS – Coordenação dos Movimentos Sociais no RS, que tinha como pauta a presença ou não da CMS no Fórum Social Mundial Temático POA 2013. Lá representantes do movimento social negro presentes, manifestaram sua preocupação com relação ao pedido de algumas entidades de que os movimentos sociais não participassem do Fórum. Mas felizmente prevaleceu a independência e autonomia das organizações do movimento social no RS. Ficamos tristes com a não participação de Entidades importantes e histórica na construção de “Um Mundo Novo é Possível”, que deram inicio ao processo do Fórum Social Mundial, em 2000, realizado em 2001. Caminhamos e continuaremos caminhando juntos com estes parceiros, pois entendemos que o conjunto das ideias tem de estar acima dos egos pessoais. Nosso respeito às Entidades e logo ali em 2014, estaremos juntos defendendo o retorno efetivo do Fórum Social Mundial, a sua cidade de origem que é Porto Alegre, independente do governo que estiver, pois não abrimos mão da independência dos Movimentos Sociais que sonharam e construíram os Fóruns neste mais de 10 anos. Precisamos sim, fortalecer a campanha do retorno do Fórum a nossa Capital do Estado do Rio Grande do Sul, de onde nunca deveria ter saído.
Diante disto os companheiros(as) do GT do Mundo da Igualdade Racial, convidam a todos a divulgarem o nosso Blog: www.mnegrofsmtpoa.blogspot.com e também a enviarem suas opiniões e sugestões para serem publicadas no Blog, pelo nosso e-mail: mnegrofsmtpoa@gmail.com
Participe, mande sua opinião, seus texto e ajude a construir um Mundo Mais Justo e Igualitário.


1.    Dia 26 de janeiro:
a.    Tarde Sala 01:
b.    Tarde Sala 02:
c.    Tarde Sala 03:
2.    Dia 27 de janeiro:
a.    Manhã Sala 01.
b.    Manhã Sala 02: Movimento Negro Unificado - MNU.
c.    Manhã Sala 03: Fórum Permanente do Hip-Hop Gaúcho – Frente Nacional de Mulheres no Hip-Hop.
d.    Tarde Sala 01: Grupo de Trabalho Angola Janga – Oficina: “Trinta Anos de Contribuição e História do Angola Janga nos Movimentos Sociais”.
e.    Tarde Sala 02: Movimento Negro Unificado - MNU.
f.     Tarde Sala 03: Instituto Cultural Afrobeat – “Discussão Sobra a Politica de Ação Afirmativa Cotas Raciais e Sociais na Pós-graduação”.
3.    Dia 28 de janeiro:
a.    Manhã Sala 01: CRVV – Centro de Referencia as Vítimas de Violência da SMDH – “Direitos Humanos: Vitimas de Violência”.
b.    Manhã Sala 02: NPPPI/SMDH – Culturas Indígenas e Educação das Relações Etnicorraciais.
c.    Manhã Sala 03: Canal Futura – “Projeto A Cor da Cultura e a Implementação no RS”.
d.    Tarde Sala 01: Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial do RS – Mesa Redonda: “10 Anos da Lei 10.639/03: Avanços e Expectativas”.
e.    Tarde Sala 02: Coordenadoria do Idoso da Prefeitura de POA – 14 horas: Apresentação do único Fundo Municipal do Idoso em funcionamento no Brasil. 15 horas – Peça Teatral que Trabalha em especial a autoestima do Idoso. 16 horas – Apresentação dos Serviços voltados ao idoso em Porto Alegre.
f.     Tarde Sala 03: Colegiado Setorial de Culturas Populares do RS: “Discussão Sobre as Diretrizes para a Construção do Plano Setorial de Culturas Populares”.
4.    Dia 29 de janeiro:
a.    Manhã Sala 01.
b.    Manhã Sala 02.
c.    Manhã Sala 03.
d.    Tarde Sala 01: CODENE – “A População Negra e a Mídia”.
e.    Tarde Sala 02: Canal Futura – Oficina: “Extermínio da Juventude”.
f.     Tarde Sala 03: GT do Mundo da Igualdade Racial.
5.    Dia 30 de janeiro:
a.    Manhã Sala 01: CEPPIR/GHC – “Arte de Cultura do Povo Negro e os Impactos na Saúde”.
b.    Manhã Sala 02.
c.    Manhã Sala 03.
d.    Tarde Sala 01: CETRAB – Centro de Tradições Afro-brasileiras – Palestra: “Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Yorubá e a Consciência Mítica para Melhor Qualidade de Vida”.
e.    Tarde Sala 02: Comunidade Terreiro Ilé Àse Òrisà Wúre – “Oficina: História e Teologia das Religiões de Matriz Africana.
f.     Tarde Sala 03: GT do Mundo da Igualdade Racial.
6.    Dia 31 de janeiro:
a.    Manhã Sala 01.
b.    Manhã Sala 02.
c.    Manhã Sala 03.
d.    Tarde Sala 01: Frente Nacional de Mulheres no Hip-Hop – Flor do Guetto Produtora: Debate: Comunicação e Globalização. Novo Olhar Sobre as Mídias e veículos de Comunicação.
e.    Tarde Sala 02:. Movimento Negro Quilombista Contemporâneo – Oficina: “Malcon X, Vida e Obra”.
f.     Tarde Sala 03: CODENE – “A Questão Racial e a Segurança Pública”.
Atualizado em: 11/01/2013 – 06:50.


Contatos:
Gabinete do Povo Negro de POA:
Clóvis Andre – 51.32895113
Sérgio Nunes – 51.98636300 (Vivo)

Oficinas:
José Antonio – 51.84908721 (Oi) – 97107373 (Vivo) – 82490039 (TIM) – 94225905 (Claro)
Atividades Culturais:
Marcio Oliveira – 51.84300792 (Oí)

Nenhum comentário: