Espaço Ubunto

Espaço Ubunto

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013


V MARCHA ESTADUAL PELA VIDA E LIBERDADE RELIGIOSA DO RS

Hoje é o dia em que o Povo de Axé e de Umbanda sai as ruas para exigir respeito às Tradições de Matriz Africana ,à vida, à Liberdade de crença, e à democracia. A Vª Marcha pela Vida e Liberdade Religiosa do RS espera um grande numero de adeptos e simpatizantes da causa e será marcada por ações políticas muito importantes para o Povo de Terreiro e Comunidade Negra em Geral. Um Seminário Precederá a Marcha versando sobre o processo de desterritorialização dos Terreiros pelas obras da copa do Mundo ferindo os diversos pactos dos quais o Brasil é signatário sem um movimento de garantia de direitos das autoridades ditas competentes. Também será assinado pelo Governador do Estado Tarso Genro o decreto que cria o Comite de Povo de Terreiro que terá por finalidade pensar e executar a metodologia para a criação do Conselho Estadual de Povo de Terreiro bem como políticas publicas para a população negra em geral.

A V Marcha Estadual pela Vida e Liberdade Religiosa do RS terá concentração a partir das 14 horas no Largo Glenio Peres e saída às 18 horas e neste ano passara pelo Palácio Piratini onde haverá um ato exigindo atitude do governo do estado para a criação da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial, pois ja se encaminha o terceiro ano de mandato e as políticas raciais ainda não estão na Pauta da Agenda do Governo.

Vamos invadir as ruas de Porto Alegre e mais uma vez tocar nossos tambores mostrando a força da Matriz Africana no RS.

Segue abaixo a Programação do Seminário·.

SEMINÁRIO:
O PROJETO URBANÍSTICO EM FUNÇÃO DA COPA 2014
PROCESSO DE DESTERRITORIALIZAÇÃO SIMBÓLICA E MATERIAL DE TERREIRAS DE PORTO ALEGRE E REGIÃO

Dia 21/01/2013 Horário: 08h00 às 13h00
Local: SINDISPREV - Travessa Francisco Leonardo Truda, 40, 12ª andar – Centro – POA.

Apresentação

Nessa Vª Marcha Estadual Pela Vida e Liberdade Religiosa, a comissão organizadora entende como relevante a discussão acerca dos Terreiros que devido ao projeto urbanístico da cidade de Porto Alegre em função da Copa de 2014, estão ameaçados de desterritorialização como um continuum que assim se presentifica no imaginário da comunidade tradicional de matriz africana porto-alegrense.

Programação
08h00 – Abertura por Autoridades Tradicionais de Matriz Africana
Coordenação: Baba Diba de Yemonjá
08h15 – Apresentação do seminário
Cerimonial: Nina Fola
08h30- Mesa de autoridades políticas e governamentais – Governo Federal – Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica – Ministra Maria do Rosario Nunes; Governo do Estado - Secretaria de Estado da Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul; Prefeitura de Porto Alegre.
09h00 – 1ª Mesa: Dinâmica Ontológica, Civilizatória, Epistemológica e Teológica de Comunidades Tradicionais de Matriz Africana / A secular desterritorialização das Terreiras em Porto Alegre e região.
Facilitadores: Iosvaldyr Carvalho Bitterncourt Junior Doutor em antropologia Social pela UFRGS, Baba Hendrix de Orunmilá, mestrando em Teologia pela EST; Prof. Jayro Pereira Ogìyán Kalafò Olorode Diretor Geral da Escola de Filosofia e Teologia Afrocentrada (ESTAF), Luana Emil – Oya Bemi – Cientista Social, mestranda em Antropologia Social pela UFRGS e pesquisadora do Grupo de Estudos SobreNaturezas (PUC/UFRGS).
10h45 – 2ª Mesa: O projeto urbanístico em função da copa /2014 - processo de desterritorialização simbólica e material de terrreiras de Porto Alegre e região.

Manifestações dos Gestores Públicos e Populares: Secretária Silvany Euclênio Silva(SECOMT/SEPPIR); Coordenadora da Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica Marga Janete Ströher (SDHPR); Ministério Público Estadual e Federal; Comissão de Direitos Humanos OAB (convidados à confirmar).  Comitê Gestor da Copa 2014; Conselho de Desenvolvimento Social do RS (CDES); Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade do Estado do Rio Grande do Sul (CODENE); Gabinete do Povo Negro/PMPA; Conselho Municipal dos Direitos do Povo Negro (CNEGRO); Secretaria Municipal Extraordinária da Copa (SECOPA); Comitê Popular da Copa de Porto Alegre.

12h30 – Diálogo com os/as participantes e encaminhamentos
13h00 - Encerramento
14h00 – Concentração da Marcha
15:30 - Apresentação da Carta da Vª Marcha ao Prefeito de Porto Alegre
18h00 – Saída da Marcha
19:00 - Ato Político no Palacio Piratini

Quem tem Ori Não Baixa a Cabeça!
Unidos Seremos Fortes!
Quem é de Axé, diz que é!

Nenhum comentário: