Espaço Ubunto

Espaço Ubunto

sábado, 16 de janeiro de 2016

RODA DE CONVERSA - Fórum Social Mundial Temático POA 2016: 15 Anos do Fórum Social Mundial.

“RACISMO ESTRUTURAL E PERIFERIA – A DEMOCRACIA NÃO CHEGOU NA PERIFERIA”

Data: 20 de janeiro – 10h45 – Tenda 03 – Largo Zumbi dos Palmares – Território do Fórum

Esta atividade da Rede Antirracista Quilombação tem como objetivo debater o genocídio da juventude negra no Brasil, fato demonstrado pelos índices constantes no Mapa da Violência do Brasil  em que constata o aumento de mais de 30% dos homicídios praticados contra jovens negros e negras em contraposição a queda no número de jovens brancos assassinados. A situação chamou a atenção da Anistia Internacional que lançou a campanha Jovem Negro Vivo, foi tema de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara dos Deputados neste ano, presidida pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT/MG) e tem sido bandeira na esmagadora maioria das manifestações do movimento negro nos últimos anos.

O genocídio da juventude negra é a face mais brutal de um processo histórico do país que construiu o modelo de capitalismo baseado na exclusão da população negra por conta da abolição inacabada de 1888 e estruturou a sociedade sob um Estado que tem como base três pilares: a concentração de renda e patrimônio, a concepção restrita de cidadania e a violência como prática política central. Documento da Escola Superior de Guerra de 1988 aponta o extermínio das populações periféricas como medida estratégica para garantir a “estabilidade social” do país. Ressalte que este documento é produzido já no período democrático, logo após a promulgação da Constituição e pouco antes das primeiras eleições presidenciais após a redemocratização.

Por esta razão, entende-se que o genocídio é uma demonstração de que a democracia no país é restrita, permanece na periferia práticas típicas de regimes autoritários. E o racismo como ideologia que “naturaliza” as diferenças sociais opera como mecanismo de legitimação.
A atividade será feita no formato de “roda de conversa”, coordenado pela Comissão Política da Rede Quilombação composta por Dennis de Oliveira, Tatiana Oliveira, Marcelo Cavanha, José Antonio, Télia Lopes e Carlos Guterrez. Aos presentes, será distribuído material produzido pela Rede Quilombação.

Mais informações:
Dennis de Oliveira – email dennisol@usp.br – Tel: (11) 999650004
Tatiana Oliveira – email tatimidia@yahoo.com.br – Tel: (11) 979722014
Página da Rede Quilombação:


Nenhum comentário: