Espaço Ubunto

Espaço Ubunto

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Obama já tem maioria inatingível


CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, quinta-feira, 22 de maio de 2008

Obama já tem maioria inatingível

O senador Barack Obama deu um grande passo para se tornar o candidato do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos ao atingir, na noite de terça-feira, um total de delegados matematicamente inalcançável por sua rival, Hillary Clinton. Apesar da derrota no estado de Kentucky, onde a ex-primeira-dama atingiu 65% dos votos, o pré-candidato assegurou o apoio necessário para chegar com vantagem à convenção nacional do partido, que designará, em agosto, o nome para enfrentar o republicano John McCain nas eleições de novembro.
Os assessores de Hillary continuam garantindo que ela seguirá em frente na disputa. Obama acha que a candidatura democrata é sua, mas afirma que tem muitos desafios pela frente. Entre eles estão a conquista do apoio dos eleitores de Hillary, da classe trabalhadora branca, e a estratégia de defesa contra os ataques do candidato republicano, especialmente em questões sobre segurança nacional. Com os resultados das últimas primárias, Obama está a apenas 64 delegados do total necessário para ser declarado o vencedor da disputa com a ex-primeira-dama.
O número inclui superdelegados, cujos votos já foram declarados. Superdelegado é o membro do partido que pode votar em quem quiser, independentemente dos resultados anteriores. Hillary ganhou 54 delegados nas votações de terça-feira, Obama ficou com 39. Pelas contas oficiais, Obama tem, hoje, 1.962 delegados, muito perto dos 2.026 considerados necessários para um pré-candidato ser declarado vencedor. Hillary tem 1.779. As primárias que faltam não conseguirão fazer com que Hillary supere Obama, mas quem vai decidir é a convenção democrata.

Nenhum comentário: