Espaço Ubunto

Espaço Ubunto

domingo, 18 de setembro de 2011

Ubuntu é uma filosofia focada no compromisso das pessoas e as relações com o outro. O Ubuntu existe em vários países de África. A palavra vem das línguas dos povos Banto; na África do Sul nas línguas Zulu e Xhosa. Ubuntu é tido como um conceito tradicional africano.

Uma tentativa de tradução para a Língua Portuguesa poderia ser "humanidade para com os outros". Uma outra tradução poderia ser "a crença no compartilhamento que conecta toda a humanidade".

Definição:
Ubuntu - "eu sou o que sou por causa de quem todos nós somos."

Arcebispo Desmond Tutu definiu:

"É a essência do ser humano. Ela fala do fato de que minha humanidade está presa e está indissoluvelmente ligado na sua. Eu sou humano, porque eu pertenço. Ela fala sobre a totalidade, ela fala sobre a compaixão. Uma pessoa com Ubuntu é acolhedora, hospitaleira e generosa, disposta a compartilhar. Essas pessoas são abertas e disponíveis para os outros, disposto a ser vulnerável, apóiam os outros, não se sentem ameaçados que os outros são bons e capazes, porque eles têm uma boa auto-confiança que vem de saber que eles pertencem a um todo maior. Eles sabem que estão diminuído quando outros são humilhados, diminuído quando outros são oprimidos, diminuído quando outros são tratados como se fossem menos de quem eles são. A qualidade do Ubuntu dá às pessoas resistência, permitindo-lhes sobreviver e emergir ainda ser humano, apesar de todos os esforços para desumanizar-los. "

Nelson Mandela explicou Ubuntu da seguinte forma:
“Para ser feliz é preciso viver em coletividade, em harmonia com quem está a sua volta. Ou seja, tudo de bom que você pode sentir ou desejar a uma pessoa, os africanos resumiram em apenas seis letras”.





Tim Jackson refere-se ao Ubuntu como:
Uma filosofia que suporta as mudanças que ele diz que são necessárias para criar um futuro que seja economicamente e ambientalmente sustentável.





Sabemos que ubuntu é muito mais que esse pequeno texto e sua perspectiva mais ampla contém uma verdade mais profunda. Vamos trabalhar sobre ela juntos? Mas vamos trabalhar no Ubuntu, porque juntos não é apenas o que somos, juntos é que somos. Essa é a sabedoria do ubuntu.
Hernani Francisco da Silva

Referências:

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre:


Nenhum comentário: