Espaço Ubunto

Espaço Ubunto

sábado, 5 de maio de 2012

Quanto vale seu voto?


Em ano de eleição esta é uma pergunta que muitos dos políticos fazem ao eleitor sem que ele fique sabendo. Oferecem churrascos, cervejadas, pagamento de contas e outros apetitosos presentes que o eleitor só vai ficar sabendo a fonte de origem deste dinheiro, depois que ele for eleito e ver que desviaram dinheiro da: saúde, da educação, da assistência social, da habitação de qualidade, da oportunidade de emprego, do transporte de qualidade, da segurança pública, etc..., daí o povo vê que e tarde e que as portas que deveriam estar abertas se fecharam para eles crescer como cidadãos, mas a dos corruptos e corruptores continua aberta, pois daí sai o festival de diárias que mantém a nossa cidade como uma das cidades que mais gasta com diárias no Estado e no País.
Alguns políticos hoje, até vão dizer: O que estes caras da oposição estão querendo fazer, nos denunciando agora, pois não fazem nada para o povo e não conseguem se eleger e agora ficam falando besteiras aos quatro ventos?
Até pode ser que eles tenham razão, pois uma coisa que estes opositores não fazem e não concordam e com a malversação dos recursos públicos em nossa cidade e em qualquer parte do Estado e do País e outro fato que eles se esquecem de dizer e que: “estes opositores são os que geraram oportunidades de formação e qualificação para que aquelas pessoas que eles exploram, possam ser donas de suas vidas”.
Este é um fato do qual precisamos abrir dialogo para com vocês eleitores(as) que não concorda mais com esta forma de administrar nossa cidade.
Certo dia ouvindo a Rádio Comunitária de nossa cidade, ouvi de um ex-vereador que foi presidente do Legislativo Municipal, que “sofria pressão dos nobres edis em sua época para liberar diárias, pois eles precisavam arrumar seus veículos e outras coisas”, fala esta que deve estar gravada na Rádio Comunitária, como determina a legislação de comunicação, você acha isto justo? Justo que nossos Edis bradem em ano eleitoral contra a Gestão que apoiaram nos últimos 08 anos, uns até do governo anterior.
Aqui ficam três simples questionamentos, de muitos que temos a fazer, que vocês podem nos ajudar a responder e a entender:
  1. Será que este companheiro levou ao conhecimento do Ministerio Público e ao Tribunal de Contas do Estado, o que seus parceiros da Casa Legislativa a época faziam ou vai ficar por isto mesmo e só vamos falar porque é ano eleitoral?
  2. Será que os parlamentares deste município colocam suas contas a disposição de avaliação publica, para explicarem quais as beneficies publicas que resultaram para a cidade em suas viagens e cursos que fizeram?
  3. Alguém sabe me informar contas CPIs – Comissões Parlamentares de Inquéritos foram realizadas nos últimos: 02, 04, 06, 08, 10, 20 anos de Eldorado do Sul, para apurar as denuncias que por hora surgem de malversação de recursos públicos em nossa cidade.
Bem cidadãos e cidadãs eldoradenses, precisamos romper com nossos paradigmas e pensarmos num futuro melhor para nossa cidade e para este povo.
Ainda não aprendi ou entendi, o que querem me dizer com: “cuidado com o telhado de vidro”, pois se for algum tipo de ameaça, por favor a tornem publica.
Quero também expressar que estamos chegando naquele momento mais preocupante do fechamento das alianças para o processo eleitoral.
Fecharemos acordos, para que as alianças partidárias e os candidatos que apoiaremos, cumpram durante seus 04 anos de mandato, as propostas e não promessas que apresentaremos dentro de um Programa de Governo, possível de ser executado em nossa cidade.
Por tanto, deveremos compreender neste momento que, o dito popular que diz: “Me digas com quem andas, que te direi quês ex”, deverá ser interpretado como: “Me digas com quem andas, que acredito que ele mudará para melhor”.
Por isto acredito num Eldorado melhor.
José Antonio dos Santos da Silva
Militante Social.
Coordenador do Fórum Permanente Sobre Transparência e Controle Social em Eldorado do Sul.

Nenhum comentário: