Espaço Ubunto

Espaço Ubunto

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013



MUNDO NEGRO – FÓRUM SOCIAL MUNDIAL TEMÁTICO DE POA/2013.


Em 31 de dezembro de 2012, tivemos a confirmação da Primeira Oficina inscrita para acontecer no Espaço do Mundo Negro, no Fórum Social Mundial Temático de Porto Alegre 2013.
Será no dia 30 de janeiro de 2013, das 15 às 18 horas, na Sala 01, é a Palestra: “Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Yorubá” e a “Consciência Mítica para Melhor Qualidade de Vida”, inscrita pelo CETRAB – Centro de Tradições Afro-Barasileiras, que tem como responsável o Sr. Marcelo dos Santos Monteiro, do Rio de Janeiro.
Conheça um pouco da atividades proposta: Orí. A Cabeça como a Sede das Energias Vitais da Natureza e do Destino. A Consciência Mítica para Melhor Qualidade de Vida do Ser Humano.
Marcelo dos Santos Monteiro.
·         Graduando em Pedagogia – Administração Escolar
·         Professor e Consultor de Cultura Afro-Religiosa Yorubá
·         Presidente Nacional e Fundador do CETRAB - Centro de Tradições Afro-Brasileiras, entidade associativa de assistência social, educacional, cultural e religiosa
·         Secretário Geral e Fundador do IPN - Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, associação cultural no Rio de Janeiro - RJ
·         Primeiro Secretário e Fundador do CONALCO - Instituto Nacional de Divulgação Legislativa e Desenvolvimento Social
·         Conselheiro de Honra do CEDINE - Conselho Estadual de Direitos do Negro do Estado do Rio de Janeiro
·         Olóyè Asògun Odearofa do Àse N’lá Omolú, Rio de Janeiro - RJ
·         Babaláwo Ifáfunké e Sacerdote Supremo do Àse Ìdásílè Ode, Rio de Janeiro - RJ
·         Obá Kankanfò do Àse Aira Kiniba, – Colombo-PR
·         Congressista do IX Congresso Internacional de Tradições Culturais Yorubá do Òrìsà World, Rio de Janeiro - RJ
·         Congressista do IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negro da ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores Negros, Salvador – BA
ORÍ – A CABEÇA COMO A SEDE DAS ENERGIAS VITAIS
DA NATUREZA E DO DESTINO
A Consciência Mítica para Melhor Qualidade de Vida do Ser Humano
Marcelo Monteiro

1. INTRODUÇÃO:

A Cultura Religiosa Yorubá considera Orí como uma das divindades de seu panteão. Na verdade, Orí é considerado a maior divindade entre todas. O Orí de cada ser humano é tido como a divindade pessoal de cada um, supostamente mais interessada nas questões individuais das pessoas que quaisquer outras divindades ligadas a elas. Como uma divindade, Orí é reverenciado e propiciado pelos Yorubá. Existem vários poemas de Ifá que falam da adoração e propiciação de Orí, inclusive com sacrifícios.

O Yorubá tem uma forte crença na predestinação. Eles acreditam que o sucesso ou o fracasso de qualquer pessoa depende em grande parte do tipo de escolha que ele fez no orun. Algumas pessoas escolhem uma vida de pobreza e simplicidade, enquanto outras escolhem uma vida de riquezas e glamour. Alguns escolhem uma vida curta, enquanto outros escolhem uma via longa. Esta crença na predestinação é usada para explicar o sucesso ou o fracasso de qualquer pessoa na terra.

2. TÓPICOS DE DISCUSSÃO:

·         O culto à cabeça, seus significados, seus valores e procedimentos fundamentais no desempenho da vida saudável, desde o princípio da vida, em todos os seus aspectos.
·         A Consciência Mítica para Melhor Qualidade de Vida do Ser Humano

2.1. Todos os problemas da vida podem ser resolvidos se forem dados os devidos valores e importância ao culto a Orí / Cabeça. A cabeça é a parte essencial do corpo humano, e toda força que uma pessoa tem está concentrada nela.
2.2. O destino do ser humano é predestinado por Òlódùmárè e as nuanças deste destino podem ser devidamente acompanhadas, através de consulta à Orúnmìlà. Importante papel do Sacerdote de Ifá, desempenhado pelo Sacerdote de Orixá, no tratamento do Ser Humano.

3. ORIGEM DO POVO YORUBÁ:

Ao atravessar a fronteira entre o espaço espiritual e o físico esquecemos o destino. Se temos o livre arbítrio de escolher nosso destino, será que existe alguém que tenha desejado sofrer na vida? É de suma importância que nós tenhamos o conhecimento de nossa cabeça para a conquista da satisfação pessoal e da vida longa.
Os seres humanos, através de sua cabeça, mantêm uma plena e constante ligação e inter-relação com os ancestrais e com os antepassados. Conhecer o ser humano é ter um diagnóstico do destino, das interdições, da força vital e do orixá. Ter ainda o conhecimento da Sorte e do Infortúnio da vida, nos principais níveis graduais de: vida longa, riqueza, família, filhos, vitória, morte, doença, luta, carência financeira e derrota. Isto tudo, desde os primeiros dias de vida, quer seja no nascimento, enquanto recém nascido ou no renascimento da vida, quando da iniciação no culto de Orixá.
Um ritual de vital importância na vida, que precisa ser resgatado e levado a consideração, não só de todos os afro-descendentes, como também de todos os seguidores das Tradições Culturais de Matriz Africana. É por ocasião deste ritual, e/ou até rituais que levam a execução deste, que podemos salvar muitas vidas.
Em se tratando do princípio da vida, não muito diferente do que ocorre na iniciação no culto ao Orixá, é realizado o Ìkómonjáàde - ritual de imposição do nome. Quando ocorre o nascimento da criança, ela e a mãe permanecem confinadas em um quarto até o ritual do nome. Se menino no nono dia; se menina, sétimo; e se gêmeos o nome é dado no oitavo dia. Previamente no terceiro dia de vida o Babalawo é chamado para realizar o Àkosèjayè, um ritual divinatório que tem por finalidade conhecer, através de Ifá, a trajetória espiritual do recém-nascido, e indagar sobre seu futuro. A partir daí são prescritas as interdições que a criança deverá obedecer para facilitar seu desenvolvimento material e espiritual. Caso haja a interveniência de malefícios que possa prejudica-lo no futuro, de imediato são realizados rituais para afasta-los.
Durante o ritual do nome, a criança é segurada pela mulher mais velha da família. O nome poderá ser determinado por circunstâncias que estejam ligadas ao seu nascimento, sendo: àmútoruwá (nome trazido ao nascer), indicando circunstâncias da gestação e parto ou circunstâncias familiares; Oruko-àbíso é o nome dado à criança após um estudo sobre sua família-profissional, ancestralidade orixá cultuado e etc. O importante é que esses nomes mostrem a linhagem da pessoa, tornando conhecida a sua origem. No momento da imposição do nome é recitado o oriki – orílè, fazendo alusão à linhagem da criança, e uma série de elementos são utilizados, tais como: epo pupa / azeite de dendê; oiyn / mel; obi / noz de cola; orogbo; eja / peixe; ataare / pimenta da costa; omi / água; ireke / cana de açúcar; iyo / sal; dentre outros, respeitando as suas interdições, buscando trazer a vida do recém nascido as propriedades vitais dos elementos utilizados, cantados em versos.
Quase que de forma idêntica no renascimento da vida, ou melhor, na iniciação ao culto de orixá, tais rituais se tornam imprescindíveis para um pleno desempenho da vida saudável.

4. SURGIMENTO DO MUNDO NA VISÃO YORUBÁ:

5. CADEIA ALIMENTAR NA MANUTENÇÃO DA VIDA ETERNA:

6. NÍVEIS DE HIERARQUIA EXISTENCIAL:

7. HIERARQUIA FUNCIONAL NA VISÃO DE IFÁ:

8. CONCLUSÃO:

Precisamos conhecer e entender nossa cultura e religiosidade, a fim de, na qualidade de afro-descendente, continuar a luta dos nossos antepassados, pela preservação e o bom nome de Odùduwà. O precursor da cultura Yorubá e restaurador da Cidade de Ile Ifè, berço, não só, da cultura Yorubá, como também, da humanidade.

Entre em contato e venha fazer parte desta construção coletiva.
Acompanhe a grade de atividades propostas:
www.mnegrofsmtpoa.blogspot.com
GRADE DAS OFICINAS PROPOSTAS PARA O LARGO ZUMBI DOS PALMARES

26 de janeiro de 2013, Marcha de Abertura do Fórum Social Temático de Porto Alegre 2013.
10 hs - Mesa de Abertura Oficial do Fórum
Local: Teatro Danti Baroni na Assembleia Legislativa do Estado do RS.
16 hs - Marcha de Abertura - Largo Glenio Peres (Mercado Público de Porto Alegre)
19 hs - Show de Abertura (Anfiteatro Por do Sol)
27 a 31 de janeiro de 2013.
SALA
HORÁRIO
DIA 27
DIA 28
DIA 29
DIA 30
DIA 31
01 M
08h00 12h00
  1.  
  1.  
  1.  
  1.  
  1.  
02 M
08h00 12h00
  1.  
  1.  
  1.  
  1.  
  1.  
03 M
08h00 12h00
  1.  
  1.  
  1.  
  1.  
  1.  
01 T
14h00
18h00
  1.  
  1.  
  1.  

  1.  
02 T
14h00
18h00
  1.  
  1.  
  1.  
  1.  
  1.  
03 T
14h00
18h00




  1.  
RESERVADO


CONFIRMADO




DIA 27 DE JANEIRO DE 2013 – DOMINGO
SALA
HORÁRIO
ENTIDADE
OFICINA
RESPONSÁVEL
03 T
 A confirmar
Instituto Cultural Afrobeat
Discussão Sobre a Política de Ação Afirmativa Cotas Raciais e Sociais na Pós-graduação
Pedro Fernando Acosta da Rosa

DIA 28 DE JANEIRO DE 2013 – SEGUNDA-FEIRA
SALA
HORÁRIO
ENTIDADE
OFICINA
RESPONSÁVEL
CONTATO
03 T
 A confirmar
GT – Grupo de Trabalho do Movimento Negro




DIA 29 DE JANEIRO DE 2013 – TERÇA-FEIRA
SALA
HORÁRIO
ENTIDADE
OFICINA
RESPONSÁVEL
CONTATO
03 T
 A confirmar
GT – Grupo de Trabalho do Movimento Negro




DIA 30 DE JANEIRO DE 2013 – QUARTA-FEIRA
SALA
HORÁRIO
ENTIDADE
OFICINA
RESPONSÁVEL
01 T
15 horas às 18 horas.
CETRAB – Centro de Tradições Afro-Brasileiras
Palestra: “Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Yorubá” e a “Consciência Mítica para Melhor Qualidade de Vida”.
Marcelo dos Santos Monteiro
03 T
 A confirmar
GT – Grupo de Trabalho do Movimento Negro



DIA 31 DE JANEIRO DE 2013 – QUINTA-FEIRA
SALA
HORÁRIO
ENTIDADE
OFICINA
RESPONSÁVEL
CONTATO
Atualizado em:  - 31/12/2012 - 19:56

Inscreva sua atividade pelo e-mail: mnegrofsmtpoa@gmail.com
Sua presença e de sua organização, fortalecerão a unidade do movimento social negro em nosso Estado.
Áse.

Nenhum comentário: