Espaço Ubunto

Espaço Ubunto

sábado, 23 de fevereiro de 2013



Ainda que neste momento haja algo que incomoda ou preocupa você, não deve abater-se. Aproveite as circunstâncias e transforme as dificuldades em um estímulo para ir adiante. Tenha confiança no destino que muda sempre, transformando o mal em bem. A sorte é de quem possui coragem”.





Hoje participamos pela manhã de reunião que tirou os representantes dos seguimentos sociais de Eldorado do Sul, para compor a Comissão Organizadora da Conferência Municipal, se não estiver enganado a 4ª, pois organizamos e realizamos a 1ª Conferência em 2005.

Uma coisa ficou nítida na reunião: fala-se de democracia e de participação popular, mas na verdade as pessoas ainda não saíram do processo eleitoral que terminou em outubro de 2012, mesmo vencendo o processo, mas dele não conseguem se afastar com medo da discussão qualificada prevalecer.

Posso até estar enganado, se estiver já estou pedindo desculpas, mas como acompanhei a reunião desde o seu inicio, não me lembro de ter visto a apresentação do “Decreto Municipal” que convoca a Conferência, fato que esperamos que o Executivo Municipal o publique o mais breve possível, pois não o encontramos no Site da Prefeitura Municipal e nem do Legislativo.

Não podemos negar que providencias devem ter sido tomadas e articuladas para a realização da Conferência, pois temos de parabenizar o número expressivo de moradores que lá estavam e a forma incisiva que alguns fizeram defesa de suas organizações (nomes) fazerem parte da Comissão Organizadora da conferência. Bem me pareceu que dali se definiria quem poderá ou não representar a cidade. Posso estar enganado.

Mas somos cidadãos e nosso papel e de mobilizar e incentivar a participação de todos. Buscar contribuir para que possamos alcançar um debate de qualidade e que seja do interesse coletivo da cidade. Até porque as pessoas precisam saber que numa conferência municipal se retira demandas e propostas para que o “Executivo Municipal crie as condições para que elas sejam alcançadas” e que os delegados eleitos as levem para serem somadas nas articulações das demandas da Conferência Estadual, para serem cobradas do Governo do Estado, como a Estadual demandará para a Conferência Nacional.

Por tanto convidamos a todos os interessados a se somarem e a buscarem informações a partir da primeira reunião do Comitê Organizador, que acontecerá em março, para que a cidade como um todo se some neste momento impar de construção coletiva de muitos que deverão acontecer em nossa cidade.

Aproveito a oportunidade a convidar as pessoas a se apropriarem do que é direito coletivo e o que é direito individual, pois quem prega democracia, não pode querer vetar o direito individual das pessoas se manifestarem.

Sociedade Civil organizada, são as pessoas na sua individualidade, construindo no e para o coletivo.

José Antonio dos Santos da Silva
Um cidadão atendo aos seus e aos nossos direitos.

Nenhum comentário: