Espaço Ubunto

Espaço Ubunto

sexta-feira, 16 de março de 2012


Representantes do Fórum Permanente Sobre Transparência e Controle Social de Eldorado do Sul, participam da 1ª Consocial Estadual, no dia 15/03, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre. O evento foi aberto pelo Governador Tarso Genro e por representantes do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul e do Governo Federal. Foi um dia intenso com muitos diálogos e encaminhamentos, o que foi muito proveitoso na visão dos participantes.
Eldorado do Sul e a cidade de Rosário do Sul tiveram destaque especial na fala da Coordenadora Geral da Conferência, a Dra. Juliana Botelho, da Casa Civil do Estado, pois foram as únicas cidades no Estado, junto a mais 02 cidades no Estado de São Paulo, que no país inteiro onde aconteceram a Consocial que a Sociedade Civil organizada tomou para si a responsabilidade de convocar a Conferência, onde os Poderes Executivo e Legislativo não se manifestaram, isto é muito importante e a comunidade eldoradense esta de parabéns por sua mobilização cidadã.
Os representantes de Eldorado do Sul se dividiram entre os quatro Grupos de Trabalho, a fim de melhor contribuírem nos debates. No Grupo que tratou da transparência pública e acesso à informação e a dados públicos, ficaram os Sr. Alex Sandro Groth e Sérgio Oliveira, ambos delegados. No Grupo que tratou de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública, ficou os Srs. José Antonio dos Santos da Silva, coordenador do Fórum Permanente em Eldorado do Sul e o Dr. Roque Bakof, ambos inscritos como observadores. No Grupo que tratou da situação dos conselhos de políticas publicas como instancias de controle, ficou o Sr. Adalberto de Quadros e no Grupo de Trabalho que tratou das diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção, ficou o Vereador Domingos Sávio Salvador. Tivemos a grata satisfação de temos como eleito pela Sociedade Civil, como delegado titular para conferência nacional o Sr. Sergio Oliveira.
Um dos pontos marcantes da Conferência foi no momento em que os representantes do Grupo de Trabalho que tratou de mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle social da gestão pública, abriram um momento de socialização de informações do estavam fazendo em seus municípios para colocarem na pratica as resoluções da Consocial em suas cidades e regiões e o Grupo de Eldorado do Sul, pode apresentar seu Blog e calendários de reuniões nos Bairros da cidade aos demais participantes, onde todos ficaram surpresos e fizeram questão de pedir informações e levarem esta proposta para suas cidades.
Uma grata surpresa para nós foi encontrar uma servidora da Prefeitura de Eldorado do Sul, da Secretaria de Assistência Social, participando da etapa Estadual, como observadora e a mesma durante o evento passar a informação que internamente dentro da Prefeitura desconheciam a realização da 1ª Consocial na cidade, mesmo sendo o Edital Publicado no Site da Prefeitura, a partir do dia 31 de janeiro do corrente ano e que um dos problemas do Programa Bolsa Familia na cidade, que leva as famílias a perderem o cadastro e que uma das Assistentes Social do município se negava a fazer o devido serviço, que para nós isto é uma denuncia muito grave e que encaminharemos por escrito ao Gabinete do Prefeito, solicitando informações sobre isto.
E no dia 17 de março, às 14 horas, no Salão da Igreja Evangélica da Assembleia de Deus, na Rua Copacabana, (Rua 03) nº 11, no Bairro Sol Nascente, a partir das 14 horas, o Fórum Permanente Sobre Transparência e Controle Social de Eldorado do Sul, continuara com seus Diálogos sobre “Cidadania e Transparência em Eldorado do Sul”.
Entre em contato conosco e venha exercer sua cidadania.

José Antonio dos Santos da Silva
Coordenador do Fórum Permanente Sobre Transparência e Controle Social de Eldorado do Sul.

Nenhum comentário: