Espaço Ubunto

Espaço Ubunto

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Reunião na SMEC de Eldorado do Sul para tratar da Lei 10.639/03


A Lei 10.639/03, de 09 de janeiro de 2003, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, Art 26-A, 79-A e 79-B, completou em 09 de janeiro passado 10 Anos.

Diz no Art. 26-A: Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório e ensino sobre Historia e Cultura Afro-Brasileira. § 1º - O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluíra o estudo da Historia da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil. § 2º - Os conteúdos referentes à História e a Cultura Afro-Brasileira serão no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas da Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.

Art. 79-B: O calendário escolar incluíra o dia 20 de novembro como “Dia Nacional da Consciência Negra”.

Diante disto, o Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial do RS, realizou no dia 28 de janeiro, na Sala 01, das 14 horas às 17 horas, no Largo Zumbi dos Palmares, durante o Fórum Social Mundial Temático de POA 2013 – Democracia, Cidades e Desenvolvimento Sustentável, uma Mesa Redonda: 10 Anos da Lei 10.639/03 – Avanços e Expectativas.

Participaram desta mesa: SEDUC/RS – Secretaria Estadual de Educação do RS; SECADI/MEC - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação; SPPAA/SEPPIR – Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores Negros; CEED – Conselho Estadual de Educação do RS e representação da CCDH/ALRS – Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do RS.


Dos encaminhamentos tirados desta mesa, o Coordenador Geral do Fórum, José Antonio dos Santos da Silva, já iniciou a retomada dos diálogos com os gestores municipais fazendo a lição de casa. Hoje pela manhã, 08/02, esteve em reunião com a Secretária Municipal de Educação da cidade de Eldorado do Sul, Márcia Regina Florence da Silva e assessores, Profº Tadeu Rossato Bisognin e Profª Elisete, tratando da possibilidade de uma parceria entre o Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial do RS e o município para realização de atividades de “sensibilização” dos educadores do município, pensando numa formação continua dos mesmo.

Entre os encaminhamentos feitos durante a reunião foi apresentado a proposta de realização de um Seminário no primeiro semestre com a proposta de se discutir o PPP – Projeto Político Pedagógico da Secretaria, a ERER – Educação para as Relações Étnicos-Raciais e uma proposta de alteração da Lei Municipal que trata do dia da Consciência Negra na cidade.

Uma das coisas que precisamos ter bem nítidas, e o fato de podermos oportunizar espaços de estudo e sensibilização para os profissionais da educação, essencialmente aqueles que trabalham na Educação Infantil e na construção de uma educação inclusiva, tendo-se como parâmetro a desconstrução das visões preconceituosas e estereótipos da cultura negra, foi um dos pontos que apresentamos aos representantes da SMEC Eldorado do Sul.

José Antonio dos Santos da Silva, além de convidar a SMEC de Edorado do Sul para acompanhar as atividades do Fórum, deixou com os representantes um vídeo institucional de apresentação do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial do RS e um DVD com os oito volumes da História Geral da África, produzido pelo MEC – Ministério da Educação.

A reunião foi positiva e esperamos dar continuidade no dialogo, pois precisamos efetivar a aplicação da Lei 10.639/03 nos 496 municípios de nosso Estado, inclusive Eldorado do Sul pode se tornar um exemplo no cumprimento e aplicabilidade desta lei, entende José Antonio.

Nós próximos dias teremos reunião com o CAO/DH/MPE – Comissão de Assessoria Operacional dos Direitos Humanos do Ministério Público Estadual, onde estaremos entrando com pedido de solicitação para que o Ministério Público chame os atuais gestores para assinar um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta para a aplicabilidade da Lei.
Coordenador do Fórum Permanente de Educação
e Diversidade Etnicorracial do RS.
Fone: 51.84908721 - 97107373
Secretaria Executiva:
Secretaria Estadual de Educação - SEDUC
End: Av. Borges de Medeiros, nº 1501.
        Bairro Praia de Belas - Porto Alegre/RS
        CEP: 90.110-150
e-mail: forumdiversidaders@gmail.com
Fone:
51.32884813

Nenhum comentário: